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O que uma dieta de jejum pode e não pode fazer pela sua saúde

um prato vazio com um despertador no meio
Mais pesquisas precisam ser feitas, mas alguns estudos sugerem que abster-se ou limitar o consumo de alimentos por um período de tempo pode ter uma variedade de benefícios à saúde

Google “jejum pela saúde” e você obterá mais de 6,3 milhões de resultados, que vão desde médicos que o recomendam para o tratamento de uma série de doenças, a spas que prometem férias desintoxicantes sem comida, e blogueiros que dizem que o jejum os torna mais claros mentalmente e mais apto – e, cada vez mais, para profissionais de fitness que promovem dietas que incorporam o jejum como um método para perder peso. Mas a pesquisa médica realmente apóia essas afirmações?

“Potencial” é a palavra-chave. Embora um crescente corpo de pesquisas sugira que o jejum intermitente pode ter benefícios para a saúde, muitas das evidências estão longe de ser conclusivas, e ainda existem muitas incógnitas sobre como uma dieta de jejum ou dieta de jejum intermitente pode afetar nossos corpos, especialmente a longo prazo prazo.

Como funcionam as dietas de jejum intermitente

O jejum, ou dietas de jejum intermitente, muda o foco do que você está comendo para quando está comendo. Não se trata de restringir calorias por dias a fio, mas sim de comer por um determinado número de horas por dia, ou um certo número de dias por semana, e então se abster ou limitar o consumo de alimentos por outro período de tempo.

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A dieta de jejum 16: 8 pode ajudá-lo a perder peso?

Por exemplo, a  dieta rápida , também conhecida como dieta 5: 2, defende comer o que quiser durante cinco dias da semana (sem pensar muito na ingestão de calorias) e restringir a ingestão de calorias a 500 calorias para mulheres e 600 para homens (cerca de um quarto da ingestão calórica da dieta para os dias sem jejum) nos outros dois dias da semana.

Sempre que você restringe as calorias, seu corpo reage. Quando você come, seu sistema digestivo decompõe os carboidratos em glicose, a principal fonte de energia do corpo. A glicose é absorvida do trato digestivo para o sangue, que então viaja para as células do corpo para fornecer combustível. Quando você não come:

  • O suprimento de glicose no sangue começa a cair e seu corpo eventualmente se transforma em glicose armazenada, chamada glicogênio, para obter energia.
  • Uma vez que o glicogênio é usado, seu corpo começa a queimar gordura e músculos para produzir sua própria glicose para abastecer suas células.
  • Depois de alguns dias sem comer (o que os especialistas não recomendam), seu corpo entra em modo de cetose , o que significa que você queima gordura como fonte primária de combustível, para poupar músculos.
  • No modo de cetose, você perderá peso enquanto queima gordura corporal. Observe que a cetose também torna o sangue mais ácido e pode causar mau hálito, fadiga e outros sintomas desagradáveis. Jejuns mais longos podem causar danos aos rins e fígado.

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